Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Boletim P&D?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

 

MODELO DE FORMATAÇÃO DE PRODUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO NO BOLETIM P&D

 

 

OBSERVAÇAO: Apesar das submissões dos trabalhos serem feitas com base nas normas que seguem abaixo, a adequaçao final será relizada pelo Editor responável para atender o “layout” da diagramação final da publicaçao.

 

Detalhes da formatação

A formatação da produção deverá ser feita de acordo com os tópicos descritos a seguir:

a)      TÍTULO: Assim como neste modelo, o título deve conter um espaçamento no parágrafo de 6 (seis) pontos acima e 24 (vinte e quatro) pontos abaixo, em posição centralizada, com fonte Times New Roman, tamanho 13 (treze), em negrito, com todas as letras em maiúsculo;

b)      Nomes dos autores: no máximo de 5 citando apenas o e-mail do autor para correspondência, marcado com um asterisco (*);

c)      ABSTRACT: o abstract e o título de sua produção deve ser escrito em língua inglesa


1.      APRESENTAÇÃO

Deverá ser redigida de forma compacta, clara e sucinta. Na apresentação, como o próprio nome diz, os autores devem descrever seu trabalho, citar a importância e motivos para sua execução, vantagens, se houver,  perspectivas, sugestões e conclusões de sua produção. A apresentação deve ter no máximo 2 laudas ou 3500 caracteres com espaços, em texto corrido, não devendo ser utilizadas notas de rodapé.

Deve-se utilizar tamanho A4 (210 x297 mm) e as margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter2 cm.

A produção deve ser escrita no programa Microsoft Word 2003, ou superior. Se você está lendo este documento, significa que você possui a versão adequada do programa.

 

2.      FIGURAS

As figuras devem ser em salvas em “jpg” e nunca em PowerPoint, encaminhas em arquivos separados e apresentarem boa qualidade. Figuras de baixa qualidade podem não ser inseridas na publicação.

Deve ser elaborada uma lista de “Legendas das Figuras” contendo apenas as legendas auto- explicativas das figuras, acompanhadas de sua numeração, de maneira que não seja necessário recorrer ao texto para entendimento da mesma. Veja o exemplo a seguir.

 

 

Legendas das Figuras:                                           

 

Figura 1. Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba/RJ entre os municípios de Macaé e Quissamã/RJ. A) Vista aérea da localização da Restinga. B) Área próxima à Lagoa de Jurubatiba, cujas amostras vegetais foram coletadas para o isolamento de fungos endofíticos.

 

 3.    REFERÊNCIAS

 

Citar corretamente a literatura é muito importante. Reparem que a citação de autores ao longo do texto (De acordo com Fulano (1997)), é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parênteses, ao final do parágrafo, deve ser feita em letra maiúscula, conforme indicado no próximo parágrafo.

Na verdade, citar trechos de trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser enquadrado como plágio (BELTRANO, 2002).

Para as referências, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, prevendo 6 pontos depois de cada referência, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências. Vejam os exemplos a seguir.

 

ABDEL-AAL, R.E. & AL-GARNI, Z. Forecasting Monthly Electric Energy Consumption in eastern Saudi Arabia using Univariate Time-Series Analysis. Energy Vol. 22, n.11, p.1059-1069, 1997.

ABRAHAM, B. & LEDOLTER, J. Statistical Methods for Forecasting.New York: John Wiley & Sons, 1983.

LIM, C. & McALEER, M. Time Series Forecasts of International Travel Demand for Australia. Tourism Management, artigo aceito em 2001 para publicação, aguardando impressão.

MAKRIDAKIS, S.; WHEELWRIGHT, S. & HYNDMAN, R.J. Forecasting Methods and Applications. 3. ed. New York: John Wiley & Sons, 1998.

PELLEGRINI, F.R. & FOGLIATTO, F. Estudo comparativo entre modelos de Winters e de Box-Jenkins para a previsão de demanda sazonal. Revista Produto & Produção. Vol. 4, número especial, p.72-85, 2000.

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro boletim; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre o Boletim.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: produções), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaração de Direito Autoral

As produções submetidas ao Boletim P&D estão licenciadas conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento,  consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0

A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.

1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim o direito de primeira publicação, com a produção simultaneamente licenciada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Boletim.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste Boletim (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste Boletim.

3) Autores têm permissão para publicar e distribuir sua produção online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação da produção publicada.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.