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Resumo

Quando o professor recorre ao Psicopedagogo, significa que ele possui dificuldade em lidar com
o problema e necessita de ajuda. Para se abrir caminho a um diagnóstico é necessário verificar o
motivo pelo qual ele foi solicitado. Busca-se neste trabalho apresentar um breve histórico da
Psicopedagogia no Brasil enquanto conhecimento científico, assim como a atuação do
psicopedagogo. O principal objetivo deste estudo de caso é relatar o processo de
modificabilidade que ocorreu com a aluna Maria (nome fictício) após um trabalho de
acompanhamento e intervenção psicopedagógica em nível institucional, mostrando os caminhos
percorridos para descobrir os entraves em sua aprendizagem, como estes entraves foram
reconhecidos e como foram e (estão sendo) tratados, para então revelar um novo modo de
aprender e um novo modo de ensinar. Os resultados deste trabalho mostram que modificar é
possível a partir de uma mediação intencionalizada e planejado. Dessa forma, é preciso acreditar
numa aprendizagem que possibilite transformar, sair do estático e construir, sob um novo olhar
o diagnóstico escolar.
Palavras-Chave: Psicopedagogia – mediação - modificabilidade

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