IDENTIFICAÇÃO DE FATORES QUE INFLUENCIAM NA EVASÃO EM UM CURSO SUPERIOR DE ENSINO À DISTÂNCIA

Conteúdo do artigo principal

Jocimar Fernandes
Ailton da Silva Ferreira
Denise Cristina de Oliveira Nascimento
Eduardo Shimoda
Giovany Frossard Teixeira

Resumo

A importância dos cursos de graduação gratuitos à distância como ferramenta de desenvolvimento humano,
com princípios de melhoria para o trabalho e uma melhor renda per capta para a população constitui uma
realidade do ensino brasileiro nas últimas décadas. Atualmente, existem poucas pesquisas que avaliam esses
cursos, principalmente sobre o assunto evasão. O objetivo deste trabalho é identificar variáveis que possam
explicar o comportamento ou as possíveis causas da evasão de um curso de graduação gratuito na
modalidade EAD – Ensino à Distância via internet, oferecido pela parceria Universidade Aberta do Brasil x
CEAD Ifes no Estado do Espírito Santo.
Palavras chave: Evasão, Índice de Evasão, UAB, Ensino à Distância.

Detalhes do artigo