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Resumo

O Japão após a Segunda Guerra Mundial estava arrasado economicamente, as indústrias sujas e com fama de
produzir produtos de baixa qualidade. Os Japoneses então resolveram levar os conceitos dos 5S, até então
utilizados pelas donas de casa japonesas na organização e administração do lar, para as indústrias e
começaram a se preocupar com a qualidade, o que impulsionou a economia do país e elevou a moral dos
japoneses. Posteriormente difundido em todos os continentes é hoje largamente utilizado em muitas
indústrias. Garante satisfazer as necessidades dos clientes através da melhoria dos processos, eliminando-se
os desperdícios e garantindo a fabricação de produtos/serviços de qualidade superior. Trazendo esses
conceitos para a indústria cerâmica, observa-se que esta possui perdas em seu processo produtivo e que a
aplicação deste programa resulta na diminuição dessas perdas tornando o processo mais eficiente, com mais
segurança e melhores condições de trabalho para os operários. Os processos mais eficientes acoplados aos
melhores níveis de organização proporcionam alcançar as certificações que garantem maior competitividade
no mercado. O objetivo deste artigo é analisar os benefícios, a nível operacional e gerencial, da implantação
do Sistema 5S na Cerâmica Santa Edwigens, no Município de Campos dos Goytacazes, promovida pelo
Sebrae. Aplicou-se questionários a funcionários e gerentes que trabalhavam na cerâmica antes, durante cada
S e após a implantação. Comparou-se fotos do antes e depois, a fim de apresentar as melhorias alcançadas.
De fato, a implantação dos 5S na cerâmica representou para a empresa um primeiro passo em direção a
Qualidade Total.
Palavra Chave: cerâmica, qualidade, programa 5S.

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