Main Article Content

Resumo

A avaliação da satisfação do usuário quanto à assistência oferecida é um importante auxílio para analisar a
qualidade do atendimento e é através desta que se obtêm dados para tentar melhorá-la. A satisfação é
definida como uma avaliação positiva do usuário a respeito dos serviços de saúde, de acordo com suas
expectativas e exigências, assim como idade, gênero, classe social e estado psicológico. A fisioterapia tem
características que podem influenciar a satisfação do paciente. Sua intervenção envolve contato físico e
normalmente requer a participação ativa do paciente. Como objetivos, a pesquisa visa avaliar o perfil sóciodemográfico
e a satisfação dos usuários dos serviços de fisioterapia privados conveniados ao SUS do
município de Campos dos Goytacazes, RJ. Trata-se de um estudo observacional analítico transversal em que
foram avaliados três serviços de Campos dos Goytacazes/RJ. O instrumento de medida utilizado foi um
questionário validado por Mendonça e Guerra (2007), aplicado aos pacientes nas salas de espera das clínicas
participantes. Os resultados mostram que há predomínio das mulheres (66,13%) e média de idade da amostra
de 51,76 anos. A maioria dos entrevistados possui somente o ensino fundamental (51,61%), renda familiar
até 3 salários mínimos (68,85%) e não possui plano de saúde (56,45%). O meio de transporte mais utilizado
é o ônibus (54,84%) e grande parte dos usuários leva cerca de 20 minutos para chegar às clínicas (41,94%).
Com relação à satisfação geral dos usuários, 37,1% julgou ótimo o serviço recebido. Conclui-se, assim, que a
maioria dos achados apontou que as questões socioeconômicas dos usuários podem influenciar sua
satisfação. A utilização de instrumentos válidos e confiáveis pode ser útil nas práticas clínicas, auxiliando a
aperfeiçoar a qualidade dos serviços de Fisioterapia. As pesquisas de satisfação devem ser incluídas sempre
que existir relação profissional-paciente nos serviços de saúde, para melhor credibilidade e aceitação.
Palavras – Chave: Fisioterapia, Satisfação dos usuários, Qualidade dos serviços, Perfil Sócio-demográfico.

Article Details