Main Article Content

Resumo

Com o largo avanço das tecnologias a serviço da educação, os professores vêm descobrindo novos caminhos
para democratizar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva não cabe mais a
presença única e exclusiva de “professauros” com seus métodos tradicionais e seus velhos cadernos de
síntese. Agora entram em cena os “professores blogueiros”, que buscam através da grande rede (Internet) a
utilização de recursos mais dinâmicos para motivar os alunos fazendo com que eles participem de forma
interativa. Nesta pesquisa, nos propusemos a criar dois blogs destinados a professores e alunos de duas
escolas (pública e privada) e investigar o comportamento de ambos frente a este novo recurso, procurando
promover a interação, e a possibilidade de trocar experiências dando continuidade ao trabalho iniciado em
sala de aula. O principal objetivo desta pesquisa é a promoção da interação do professor com o mundo
digital, possibilitando a troca de experiências educativas entre os profissionais da escola e permitindo ao
aluno maior acesso à rede mundial de comunicação, introduzindo-os no ciberespaço de maneira lúdica, ética
e contextualizada. Buscando respostas para os questionamentos levantados a partir do problema existente,
realizamos uma pesquisa de campo com uma visão psicopedagógica, uma vez que objetiva-se integrar a
proposta de utilização do blog com procedimentos que colaborem na melhoria dos processos mentais do
aluno. Os resultados deste trabalho mostram que alguns fatores ainda se colocam como entraves para melhor
e maior utilização do blog, como a dificuldade de acesso fora da escola por parte de alguns professores e a
insegurança que alguns ainda sentem para trocar informações em rede aberta. Em contrapartida mostra
também que ao liberar o educando para estudar os conteúdos simultaneamente enquanto faz aquilo que
gosta, o professor se aproxima do aluno, tem oportunidade de conhecê-lo melhor e propicia que esse mesmo
aluno se aproxime do propósito da descoberta do universo ilimitado da aprendizagem, otimizando assim o
cumprimento da proposta pedagógica da escola.
Palavras-Chave: educação – blog - mediação

Article Details