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Resumo

A gestão da qualidade deixou de ser apenas um diferencial competitivo nas empresas, para se tornar uma obrigatoriedade para a sobrevivência das empresas no mercado de hoje, uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes e necessitam de eficiência nos produtos e serviços. E uma das maiores dificuldades que as empresas encontram para a implantação da gestão da qualidade total é a mudança de cultura em todos os seus níveis hierárquicos, ponto fundamental para a busca da excelência dos seus processos. Conclui-se então que a qualidade começar pelas pessoas, como propõe o programa 5S. Esse Programa consiste em cinco sensos: de organização (utilização, seleção, classificação e descarte), de ordenação (sistematização, arrumação e organização), de limpeza (inspeção e zelo), de asseio (padronização, saúde, aperfeiçoamento e higiene) e de autodisciplina (autocontrole, educação e harmonia) e é o início da qualidade em qualquer empresa, além de ser um programa de baixo custo, dependendo mais da motivação das pessoas que investimentos monetários. Essa pesquisa restringe apenas a análise da eficácia do programa em uma indústria moveleira do pólo de Ubá-MG e espera-se com isso verificar o quanto o 5S foi válido para o alcance da qualidade e se o programa teve continuidade e sucesso após a implantação. Será verificada essa eficácia pelo método de questionários, entrevista e levantamentos documentais, e analisado numa abordagem qualitativa e quantitativa. Esse estudo científico irá mostrar os benefícios do programa e as principais dificuldades em implantar e principalmente em manter, uma vez que o programa depende principalmente das pessoas.
Palavras chave: Gestão da Qualidade; 5S; Setor Moveleiro

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