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Resumo

Este trabalho acadêmico trata da qualidade de vida no trabalho nas empresas varejistas, ficando evidente a
importância do ser humano para as organizações, reconhecendo-os como seu capital intelectual, como
solução aos desafios existentes num mercado atualmente competitivo. Deste modo a gestão de pessoas vem
ganhando cada vez mais presença nas organizações, já que muitas estão mais abertas e dispostas a tratar seus
“empregados” realmente, como colaboradores ou patrimônio ativo, incentivando a sua participação nas
decisões e utilizando, ao máximo, o talento das pessoas para a obtenção da sinergia necessária ao seu
desenvolvimento, deixou de ser um problema e passou a ser a solução para as organizações. O varejo
também é abordado em função da sua importância significativa dentro do cenário econômico em nossa
sociedade, é considerado como uma das maiores indústrias nacionais em termos de emprego. Dentro dessa
perspectiva, as ações dos varejistas estão voltadas para a contratação de pessoas com habilidades para
desempenhar suas atividades em um mercado de rápidas e constantes mudanças. O diferencial do varejo está
na prestação de serviço, por isso a necessidade de treinamento, capacitação profissional e atenção a
Qualidade de Vida no Trabalho de seus colaboradores. Neste sentido, a QVT é vista como estratégia
competitiva de diferencial de mercado, cujo desenvolvimento através de programas pode elevar o nível de
satisfação do trabalhador e contribuir, consequentemente, para a lucratividade das organizações. Além de
maximizar os resultados nas organizações, apresentar o conceito e os principais aspectos, os modelos e a
importância da QVT para alcançar o bem-estar e a motivação no ambiente de trabalho e, consequentemente,
lucros para a empresa. É dada ênfase ao modelo Souza (2008), utilizado em um estudo de caso em três
empresas varejistas nacionais onde, através de uma análise por meio de um questionário, mostra claramente a
importância da presença da QVT, para os colaboradores e, em conseqüência, para as organizações que
querem manter-se competitivas no mercado de trabalho.
Palavras-Chave: Gestão de Pessoas; Qualidade de Vida no Trabalho; Varejo.

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