Main Article Content

Resumo

das inúmeras atividades recreativas (lúdicas). Estas proporcionarão um aumento significativo no repertório motor, independentemente, de serem sistematizadas por uma outra pessoa ou organizadas pela própria criança. Diversos autores relacionam a idade cronológica com as possibilidades básicas de ações que uma criança poderá realizar. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo verificar o nível de Desenvolvimento Motor (DM) de pré-escolares, com idade entre 5 e 6 anos, participantes das aulas de recreação, por meio da Escala de Desenvolvimento motor proposto por Rosa Neto (2002), para todos os indivíduos desta mesma faixa etária. Esse instrumento permite a definição das Idades Motoras (IM) indicando o nível de desenvolvimento Motor em que os sujeitos se encontram. A EDM compreende testes motores em diversas funções psicomotoras: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal e organização espacial. A amostra foi constituída por 30 alunos da educação infantil, do colégio E. E. M. Dr Péricles Correa da Rocha. Os resultados obtidos permitiram a verificação de que os envolvidos no presente estudo apresentam-se, em sua maioria (86,7%), no nível de DM classificado como Normal médio (90-109).
Palavras-chave: Desenvolvimento motor - testes motores - pré-escolar - atividades lúdicas.

Article Details