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Resumo

Este trabalho pretende analisar o processo de apropriação do sistema ortográfico, durante
as séries iniciais do Ensino Fundamental. O número de alunos em escolas privadas e,
principalmente, em escolas públicas com dificuldades de aprendizagem da escrita, tem
sido tão grande que nos leva a pensar se todas elas seriam portadoras de distúrbios de
aprendizagens, ou estariam sofrendo as conseqüências de métodos arcaicos que não dão
conta de atingir seus objetivos.A aprendizagem da ortografia necessariamente leva a um
trabalho reflexivo sobre a escrita, favorecendo uma atividade consciente sobre a
representação gráfica, conforme nos lembram Carraher (1992) e Salgado (1992). Para
esse último autor, " (..) escrever corretamente significa fazer um uso consciente e
premeditado de nossa língua, o erro não é mais do que o desconhecimento ou a não -
consciência dessa arbitrariedade convencional e, a partir de um ponto de vista educativo
é o que deve motivar a busca de metodologia mais adequada para garantir a
aprendizagem" (pág 29).No que se refere à escrita, para aprendê-la, a criança necessita
viver em uma sociedade letrada ou, mais especificamente fazer parte de algum segmento
da sociedade que tenha acesso ao letramento. Diante disso, é fundamental para nós,
profissionais envolvidos com o desenvolvimento infantil e com a aprendizagem,
conhecermos como a criança processa o ensino da ortografia.
Palavras-chave: ortografia; aprendizagem, metodologia, erros ortográficos, letramento,
alfabetização.

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