Main Article Content

Resumo

Os meios de comunicação desenvolvem formas sofisticadas multidimensionais de comunicação sensorial, emocional e racional, superpondo linguagens e mensagens, que facilitam a interação com o público. A imagem, a aparência e o estilo pessoais foram se tornando cada vez mais importantes na formação das identidades individuais, fazendo-se necessário que haja competência na leitura crítica de imagem na sociedade contemporânea. Este estudo versa sobre um tema contemporâneo: o uso do vídeo na construção de uma educação do olhar. Nosso objetivo central é investigar e apontar a contribuição da tecnologia do vídeo no processo ensino-aprendizagem do Curso Infantil e Ensino Fundamental do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora. Visamos analisar também as produções de vídeos realizadas pelos alunos nas aulas de informática, detectando a relação entre aprendizagem, comunicação, conhecimento significativo e a formação de competências técnicas e didático-pedagógicas. Nossa pesquisa caracteriza-se como quantitativa. Utilizamos questionários com os sujeitos responsáveis pelo desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da instituição em foco. Foi-nos possível compreender quais as implicações do uso do vídeo na prática docente do CENSA como ferramenta no processo ensino-aprendizagem
Palavras-chave: Comunicação; tecnologia; vídeo; ensino e aprendizagem.

Article Details