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Resumo

Este estudo discute a Psicopedagogia como forma de lidar com as dificuldades de aprendizagem através de um olhar e postura clínica, além de uma intervenção adequada e organizada. Faz-se necessário, ressaltar a importância do Psicopedagogo em estar preparado para lidar com possíveis reações frente a algumas tarefas de sua prática, tais como: resistências, sentimentos, bloqueios, lapsos, entre outros; tendo como missão facilitar e orientar o atendimento aos portadores de problemas de aprendizagem escolar, fazendo-os perceber suas potencialidades, recuperando, dessa forma, os diferentes aspectos cognitivos, afetivo-emocional e de conteúdos acadêmicos. Para a elaboração desse trabalho, foram aplicados testes padronizados a fim de confirmar ou descartar possíveis dificuldades. Todas as informações e scores adquiridos durante os testes contribuíram para o entendimento de determinados fatores envolvidos auxiliando, assim, no diagnóstico psicopedagógico. Ficou evidenciado nos dados obtidos a idéia de uma prática psicopedagógica dinâmica e flexível, veiculada entre teoria e prática, tendo o sujeito como autor, o social como contexto e a aprendizagem como processo na construção do ser e do saber, além de oportunidade de crescimento, de um olhar dirigido ao sujeito que é único e possui sua própria história que deve ser respeitada.
Palavras–chave: Dificuldade de aprendizagem - Olhar e escuta clínica em Psicopedagogia - Testes padronizados - Intervenção psicopedagógica.

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