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Resumo

O presente estudo objetivou realizar uma revisão de literatura sobre a situação do adolescente em conflito com a Lei no contexto social brasileiro e uma pesquisa de campo no Centro de Recursos Integrados de Atendimentos ao Menor – CRIAM, órgão público que atende aos menores que estão em processo de reclusão, ressocialização e reintegração na sociedade. Neste mundo contemporâneo, a inversão de valores, a corrida por dinheiro e consumismo tem levado os adolescentes a buscar a qualquer custo uma vida fácil. Essa situação vem contribuindo para originar a criminalidade juvenil, o que rotula o jovem de “marginal”, que na realidade é vitima de uma sociedade que se isenta de responsabilidade e possui uma concepção inadequada das condições juvenis, não oferecendo condições para que estes tenham uma vida digna. A maioria dos adolescentes em conflito com a lei são produtos do contexto em que vivem: humilhação, privação material, violência física e moral, abandono familiar e falta de perspectiva de trabalho. Quando o adolescente se encontra envolvido em conflito com a Lei existem medidas sócio-educativas que são determinadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente que colaboram, levando-o a viver bem consigo mesmo e a desempenhar adequadamente seu papel na organização social. Assim, esse trabalho apresentará algumas reflexões sobre esta dura realidade e o papel dos pedagogos e profissionais da educação na reinserção e ressocialização destas crianças e adolescentes.

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