Conteúdo do artigo principal
Resumo
RESUMO
Este artigo pretende realizar uma aproximação do pensamento do Mestre Eckhart em seus aspectos centrais, como as noções de desprendimento e serenidade, com a filosofia de Heidegger. Nesse sentido, devemos ter em vista que Eckhart parte da experiência do encontro místico com Deus. A experiência da união misteriosa com Deus demanda a atitude de desprendimento em que a alma deve estar livre de qualquer ente, pois Deus não poderá encontrar-se com uma alma "rica" de qualquer coisa que não seja Ele mesmo. Com um coração desprendido experencia-se a serenidade que pode ser traduzida como plena entrega a vontade de Deus. Heidegger lança mão da ideia de serenidade como abertura originária ao ser e aos seus envios. Como um aguardar, a serenidade para Heidegger nos põe voltados ao ser e aos seus desvelamentos e retraimentos, e nos permite o vislumbre de sua abissalidade. Como abismo, o ser não pode identificar-se aos entes e a eles entrega o poder de mostração num determinado horizonte histórico. Contemporaneamente, o horizonte desvela técnica, ciência e cálculo. Podemos encontrar, ainda, desvelando-se mistério e abismo, apesar de tudo?
Palavras chave: Desprendimento, serenidade, Eckhart e Heidegger
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.