Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Lagoa do Vigário está localizada no município de Campos dos Goytacazes, RJ, e sofreu um processo de aterramento na década de 80 para que o acesso dos moradores ao centro da cidade fosse facilitado. Devido ao processo irregular de ocupação espontânea e a delimitação de áreas de risco estabelecidas pela Prefeitura de Campos, os moradores estão sendo remanejados para os conjuntos habitacionais construídos pela Prefeitura. Dado este fato, o presente estudo tem como objetivo valorar economicamente a Lagoa do Vigário através da percepção socioambiental da população local e verificar quais fatores socioeconômicos tem influência para o valor. Para tanto, a técnica utilizada foi o Método de Valoração Contingente, o qual consiste em captar o valor econômico de ativos ambientais através da aplicação de questionários, assim como a utilização da regressão linear para verificar quais fatores socioeconômicos contribuem para o valor da Disposição a Pagar. Uma amostra de 50 indivíduos foi questionada acerca de sua disposição a pagar (DAP) pela permanência, manutenção e acesso do ativo ambiental. Da população entrevistada, 100% estariam dispostos a pagar alguma quantia para continuar morando no local tendo manutenção e acesso ao bem. A DAP média estimada foi de R$ 5,98 mensais.
Palavras-Chave: Valoração, Disposição a Pagar, Área de Preservação Permanente.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.