Conteúdo do artigo principal
Resumo
As discussões sobre o campesinato e a reforma agrária seguem uma lógica histórica de exclusão social e política no Brasil. Os órgãos e as novas políticas agrárias buscam incluir o trabalhador rural, com ou sem terra, dentro da lógica conceitual da agricultura familiar através de ações que atendam aos parâmetros exigidos pelo capitalismo moderno, não havendo um incentivo maior para a construção de um projeto social que atenda as reais necessidades do modo de vida camponês. Neste artigo será aberto um espaço de discussão à necessidade de uma reforma agrária em que o território ou o fator terra não seja o principal aspecto que fundamenta a necessidade da inclusão camponesa em um projeto rural mais amplo.
Palavras-chave: Camponês; Reforma agrária; Agricultura familiar
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.