A IMPORTÂNCIA DAS TAREFAS PIAGETIANAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

V.O. AZEVEDO,, Y.M. FERREIRA,, L.C. P SILVA,, F. F. RIBEIRO,

Resumo


As provas desenvolvidas por Jean Piaget fazem-se presente a todo o momento na Educação Infantil,colaborando significativamente na aprendizagem de conceitos matemáticos e de outras áreas do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de raciocinar, de comparar, de classificar, de argumentar do aluno. Estudos comprovam, que quando as tarefas piagetianas, como: seriação, classificação, inclusão de classe e outras, são trabalhadas com os alunos desde a Educação Infantil, estes adquirem um progresso na compreensão de conteúdos e atingem um estágio de desenvolvimento intelectual mais avançado ao longo do Ensino Fundamental. A presente pesquisa tem como objetivo investigar a importância das tarefas piagetianas desenvolvidas na Educação Infantil e averiguar as contribuições para o desenvolvimento
do raciocínio lógico dos alunos do Infantil ao Ensino Fundamental. O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, de textos relacionados aos estudos de Piaget e seus seguidores, além do desenvolvimento das
atividades piagetianas em turmas do maternal da Educação Infantil, no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), de Campos dos Goytacazes, utilizando materiais concretos e o próprio corpo da criança. Foi constatado que o uso das tarefas piagetianas desde a Educação infantil, como mecanismo para a aprendizagem e para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, contribui também para o desenvolvimento de habilidades essenciais para outras áreas do conhecimento. Piaget enfatiza que o conhecimento, incluindo a capacidade de raciocinar logicamente, é construído através de um processo de interação/reflexão no qual o sujeito age sobre o objeto. Proporcionar atividades concretas e lúdicas às crianças é determinante para o desenvolvimento significativo de suas estruturas mentais necessárias a construção de conhecimentos matemáticos.


Palavras Chave: resumo, índice, português


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DOI: https://doi.org/10.25242/88765142015824

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