Main Article Content

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a importância da interdisciplinaridade aplicada na didática do professor da EaD no processo de construção de conhecimento. Vislumbramos nos dias atuais, uma grande preocupação por parte dos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino. Esta preocupação refere-se principalmente as técnicas, metodologias e utilização dos recursos disponibilizados no ambiente virtual, haja vista que na maioria das vezes os profissionais que atuam nesta área não se apropriam das ferramentas que são disponibilizadas, e por isso não as tornam instrumentos que proporcionam um saber de excelência e acima de tudo dinâmico. Desta forma, percebemos a importância de se refletir acerca da didática e das práticas de ensino na atuação efetiva do professor de EaD, pois, o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais exige profissionais de múltiplas competências, ou seja, um profissional de saber interdisciplinar, e que aja didaticamente ao compartilhar conhecimentos. Assim, compreendemos que a EaD, por se tratar de uma modalidade que promove o ensino e a aprendizagem por meio da interatividade, depende de uma didática interdisciplinar adequada para a transposição de um saber científico, e acessível aos educandos que buscam nesta modalidade uma forma de alcançar o tão desejado Ensino Superior.  

Article Details

Biografia do Autor

Dalve Oliveira Batista Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC Universidade Federal do Tocantins/UFT

Doutoranda e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem PEPG em LAEL, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob orientação da Profª. Drª. Mara Sofia de Toledo Zanotto. Professora Assistente I, da Universidade Federal do Tocantins - UFT, lotada no curso de Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. É pesquisadora do grupo de pesquisa Encontros Interculturais na EaD: Narrativas de Vidas dos Diferentes Brasis, na linha de pesquisa Diferentes gêneros autobiográficos: sua relevância histórica, social e literária da Universidade Paulista - UNIP. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Santo Agostinho-FACSA e Especialista em Docência do Ensino Superior e Planejamento Educacional nos Sistemas de Ensino pela Faculdade de Educação Superior do Piemonte da Chapada-FESPC.

Ruy Martins dos Santos Batista, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Cursando MBA em Pericia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Sou especialista em Educação a Distancia e as Tecnologias Educacionais e, em Docência do Ensino Superior, ambas pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR. Possuo Bacharelado em Administração pela FESPC. Licenciado em Sociologia pela Faculdade Paulista São José. Sou Tecnólogo em Gestão Ambiental, bem como em Processos Gerenciais, ambas pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR. Atualmente estou professor substituto lotado no colegiado de Administração da UFT.
Como Citar
Oliveira Batista Santos, D., & Martins dos Santos Batista, R. (2016). DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR NA EAD: UMA REFLEXÃO NA ATUAÇÃO DOCENTE. Humanas Sociais & Aplicadas, 6(17). https://doi.org/10.25242/88766172016649