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Resumo

Este artigo consiste numa reflexão sobre o ingresso e permanência de alunos nos cursos de Eletrônica e Eletrotécnica na modalidade PROEJA no Instituto Federal Fluminense, Campus Campos-Centro. Traça um perfil histórico da educação no Brasil, tece algumas considerações sobre a relação educador/educando, a importância da afetividade nesta relação mostrando que o aluno desta modalidade de ensino apresenta características próprias, traz para o contexto escolar uma vasta bagagem com conhecimentos e experiências diferenciadas e por isso, exige do docente uma prática diferenciada. Para aquisição dos dados foram aplicados questionários com alunos dos cursos de eletrônica e eletrotécnica do PROEJA Campus Campos-Centro, buscando traçar o perfil destes alunos que, apesar dos desafios postos, permanecem nos seus respectivos cursos.

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Biografia do Autor

Edalma Ferreira Paes

   

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis e Professora do IF Fluminense.

 

 

Andréia Boechat Delatorre

Doutoranda em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense

Priscila Maria Rodrigues

 

  

Mestranda em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense

Como Citar
Cruz, E., Paes, E. F., Delatorre, A. B., & Rodrigues, P. M. (2013). INGRESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS NO PROEJA. Humanas Sociais & Aplicadas, 3(6). https://doi.org/10.25242/887636201357