Main Article Content

Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar se os programas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de uma Rede de Supermercados de Campos dos Goytacazes / RJ têm sido realizados de forma eficaz e se têm agregado valor à empresa. Foi realizado um estudo de caso por meio de entrevistas abertas com a Supervisora de T&D da Rede, entrevistas semiestruturadas com os gerentes de loja e questionários distribuídos aos colaboradores de nível operacional. O estudo demonstrou que na etapa “avaliação dos resultados” não há um padrão a seguir e mesmo tendo condições de analisar os diversos indicadores existentes, nem todos os gerentes o fazem. O estudo também demonstrou que os programas de T&D estão alinhados à estratégia empresarial e têm contribuído para o alcance do macro objetivo da Rede, que é tornar-se referência como o melhor grupo atacadista e varejista do Estado do Rio de Janeiro. Demonstrou ainda que os programas de T&D têm agregado valor à Rede de Supermercados X de diversas formas e são considerados um diferencial competitivo da empresa. As respostas positivas dos questionários demonstraram que os programas de T&D da Rede têm alcançado resultados satisfatórios, agregando valor para a empresa e para os colaboradores e sendo uma vantagem competitiva para a organização.

 

Article Details

Como Citar
dos Santos, Ítala P., Lira, R. A., & dos Reis, T. B. (2014). AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ. Humanas Sociais & Aplicadas, 3(8). https://doi.org/10.25242/887638201332