A AUTOESTIMA COMO ALIADA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Gonçalina dos Santos, Patricia Constantino, Nilson Sergio Stahl, Patricia Maria Santos, Vera Lucia Gregorio

Resumo


O presente trabalho caracteriza-se como um desdobramento de um projeto de pesquisa da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), sobre o estudo de um olhar sobre objetos de aprendizagem como metodologia no ensino da matemática à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Nosso trabalho visa verificar a influência da aplicação desta metodologia de ensino na autoestima dos educandos. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro do método qualitativo e quantitativo descritivo exploratório, tendo a natureza do objeto e dos objetivos propostos neste estudo. A pesquisa foi realizada no Colégio Maria de Nazaré na Cidade do Rio de Janeiro, onde os alunos responderam o questionário de autoestima de Rosenberg (1989). A pesquisa foi composta por dois grupos um de análise experimental e outro de controle. No Brasil a temática da autoestima é pouco abordada cientificamente. Palavra fácil na psicologização das relações humanas. Por auto-estima entende-se a avaliação que o indivíduo faz de si mesmo. Expressa uma atitude de aprovação ou de repulsa de si e engloba o auto-julgamento em relação à competência e valor Em relação às pequenas diferenças apresentadas nos resultados encontrados nos grupo experimental, há dificuldade em se afirmar categoricamente a questão. Ao avaliar a média do grupo de controle no inicio da pesquisa, encontrava-se em 49,28% de autoestima, no final este mesmo grupo apresenta uma redução para 48,23%de autoestima. Já ao avaliar a média do grupo experimental no inicio da pesquisa este encontrava-se com 47,5% de autoestima, obtendo um aumento para 49,5%  após a inserção do objeto de aprendizagem nas aulas. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25242/887637201319

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Gonçalina dos Santos, Patricia Constantino, Nilson Sergio Stahl, Patricia Maria Santos, Vera Lucia Gregorio

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.