Main Article Content

Resumo

O estudo retrata uma nova concepção de processo ensino-aprendizagem a partir de um projeto de “currículo integrado” vivenciado em um curso de Pedagogia, com 25 alunas, do 1º período de 2019.1 e 8 docentes. Foi estruturado conjuntamente pela coordenadora e professoras, como “projeto integrado”, capaz de articular os conteúdos das diversas disciplinas com um eixo-temático e metodologias ativas: “Adaptação de crianças” de creche e educação infantil, nos primeiros contatos com a escola. Teve como objetivo principal organizar e vivenciar um processo pedagógico que substitua o pensamento que isola pelo pensamento que unifica, articula, integra, o pensamento disjuntivo e redutor pelo pensamento complexo. Nesse sentido, novas perspectivas vêm se desenhando em vista de uma formação de professoras que articulem e vivenciem conhecimentos e competências profissionais mais adequadas à educação na atualidade. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, para coleta e tratamento dos dados, porque possibilita a compreensão da conduta humana e da prática docente a partir do próprio autor e sua prática. Foram utilizadas técnicas como observação participante, entrevistas, portfólio e fóruns. Resultados preliminares obtidos mostraram maior participação das alunas e integração do corpo docente; olhar mais global do fenômeno “Adaptação de crianças da creche e Educação Infantil”, visto a partir de diferentes enfoques; interdisciplinaridade como elemento enriquecedor do processo ensino-aprendizagem; substituição das aulas expositivas pelo protagonismo das alunas; aprendizagem holística, significativa, prazerosa, não fragmentada, mas unificada e integrada; inovação como elemento desafiador; ricas experiências de trabalho coletivo; salto qualitativo para o Curso de Pedagogia em termos de inovação.

Palavras-chave

currículo integrado metodologias ativas formação docente inovação educacional.

Article Details

Como Citar
S. RIBEIRO, L., S. CALDAS, J., S. ERNESTO, T., & A. DE CARVALHO, L. (2019). CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE PEDAGOGIA. Humanas Sociais & Aplicadas, 9(25). https://doi.org/10.25242/887692520191840