Main Article Content

Resumo

Pensar em educação na sociedade da informação e da comunicação exige considerar um leque de aspectos relativos às TICs, bem como, os desafios a serem enfrentados não só no que diz respeito à demanda de acesso universal à educação, mas também de oferecer uma educação que considere a diversidade cultural e, em muitos casos, as necessidades de desenvolvimento das comunidades. A utilização das tecnologias de informação e comunicação ao ambiente de ensino e aprendizagem presencial tem possibilitado e ampliado o processo de comunicação e interação professor-aluno. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da experiência pedagógica vivenciada por duas professoras dos Institutos Superiores de Ensino no CENSA, quando da utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem EDMODO e Schoology, com alunos do 1º período do Curso de Enfermagem e do 7º período do Curso de Pedagogia, como estratégia de apoio ao ensino presencial. Trata-se da metodologia de ensino por projetos por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação, indicada como uma referência para a condução do trabalho didático.Quanto à abordagem do problema teve um enfoque quanti e qualitativo. A análise dos ambientes ocorreu a partir da avaliação dos estudantes. Os dados foram coletados com o auxílio da plataforma de questionários online SurveyMonkey.A pesquisa indica que muito ainda há por se fazer no sentido de criar espaços de interação online professor-aluno. Ainda existem muitas resistências por parte dos alunos quanto ao ensino não presencial. Alguns fatores foram indicados como de relevância para qualquer ambiente virtual de aprendizagem, tais como a interface gráfica, a interatividade (professor-aluno); a inserção de vídeos, links, entre outros; e o acesso às seções e seus conteúdo e/ou atividades.

Palavras-chave

Internet Estratégia pedagógica Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Article Details

Biografia do Autor

Teresa Claudina Oliveira Cunha, ISECENSA

Humanas e Sociais Aplicadas
Como Citar
Oliveira Cunha, T. C., Machado Seabra Puglia, V., Pessanha Falcão, J., & Manhães Alves, G. (2018). AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO PRESENCIAL NOS INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA/ISECENSA. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(23). https://doi.org/10.25242/887682320181683