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Resumo

A construção da sociedade em que vivemos é fruto de um processo histórico influenciado pelas mudanças paradigmáticas da ciência. As práticas sustentadas pelos professores de Educação Física foram alicerçadas por diferentes matrizes conceituais e práticas sociais, no entanto, têm se mostrado ainda muito limitadas. Esse estudo pretende analisar as percepções dos licenciados em Educação Física da rede estadual de ensino sobre as competências adquiridas na graduação. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se de um questionário com 4 perguntas abertas. Após aprovação do Comitê de Ética, os dados foram constituídos por 17 licenciados em Educação Física que atuam nas escolas públicas estaduais na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ, analisados a partir  do referencial-metodológico Análise de Conteúdo. Considerou a importância dos conhecimentos técnico, pedagógico e bagagem cultural adquiridos na graduação. A maioria dos professores valoriza o conhecimento técnico específico como suporte para a intervenção profissional direcionada à ação docente; seis professores apontaram o conhecimento pedagógico como principal conhecimento, e quatro professores citaram elementos relacionados à bagagem cultural. Os professores citaram a importância da formação continuada em Educação Física, a reflexão individual e coletiva entre os licenciados, busca de novas tecnologias, preocupação com aumento do conhecimento específico e investir no enriquecimento da bagagem cultural. Dentre os fatores relacionados à competência, os mais mencionados são o conhecimento e a flexibilidade, ambos relacionados com a competência cognitiva. Considera-se necessário um permanente questionamento e reformulação para desenvolver as competências necessárias para a formação de licenciados críticos, propor maior equilíbrio curricular na formação para garantir uma prática mais contextualizada, visando um trabalho docente autônomo e criativo; e valorizar a licenciatura como chave para a transformação das sociedades contemporâneas.

Palavras-chave

Competências diretrizes curriculares formação docente.

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Como Citar
DE S. CORDEIRO, L., F. DA SIVA JR, E., & SAINT’CLAIR, E. (2018). PERCEPÇÃO DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA QUANTO ÀS COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS NA GRADUAÇÃO. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181638