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Resumo

 

Por muito tempo (e ainda hoje), as universidades, para atender às diretrizes curriculares, organizaram-se por meio de matrizes curriculares, resultado de uma influência positivista, na qual os conteúdos são organizados por blocos, em categorias, segregando o conhecimento e distanciando-o de uma realidade prática. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é promover inovações pedagógicas por meio da aplicação de metodologias ativas durante as aulas de Fundamentos Didáticos, Informática na Educação e Psicologia do Desenvolvimento, disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia do ISECENSA. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa de pesquisa, sendo desenvolvida da seguinte forma: Em um primeiro momento, as professoras envolvidas no projeto estruturaram os planos de curso das disciplinas Informática na Educação, Fundamentos Didáticos I, e Psicologia do Desenvolvimento de forma interdisciplinar. Após, duas alunas, juntamente com as professoras das disciplinas, realizaram encontros para estudarem do referencial teórico que norteia as ações do projeto. Por último, as professoras promoveram aulas, com base no plano de curso, utilizando as metodologias ativas. O projeto acontece na turma do 1º período (25 alunos) do curso de Pedagogia do ISECENSA. Estes alunos são participantes ativos no trabalho, uma vez que, avaliados em sua evolução, mediante as estratégias inseridas em cada aula, são provocados a todo momento a serem protagonistas, sendo esta uma das metas do trabalho de pesquisa. O primeiro contato com o 1º período, aplicando o projeto, foi de extrema relevância, pois nos ajudou a detectar o perfil da turma e a demanda por construção de novas estratégias de apoio ao ensino. Sendo assim, realizar-se-á nesta mesma turma, no segundo semestre, a continuidade do projeto utilizando outras disciplinas (Pesquisa em Educação, TIC na Sala de aula, Teorias da Aprendizagem) com a metodologia ativa, corrigindo e adaptando todas as necessidades

Palavras-chave

metodologias ativas práticas interdisciplinares protagonismo

Detalhes do artigo

Como Citar
CRESPO, F., F. HYGINO, M., F. SANTOS, S., & S. ERNESTO, T. (2018). PEDAGOGIA INOVADORA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR. umanas ociais ∓ plicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181637