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Resumo

As emoções implicam três componentes básicos: componentes cognitivos, fisiológicos e comportamentais. Sabe-se que uma equipe de sucesso se distingue de uma de não sucesso por fatores técnicos, táticos e físicos, mas principalmente em aspectos mentais e comportamentais. Devido a isso o psicólogo do desporto se faz presente como um profissional especializado para o desenvolvimento psicológico de cada atleta e da equipe como um todo. O objetivo desta pesquisa foi aferir a relação entre os aspectos emocionais e o rendimento no esporte. Realizou-se um levantamento teórico acerca das emoções e sua interferência no desempenho dos atletas. Para melhor desenvolvimento do estudo, foi criado também um questionário próprio para avaliação dos aspectos afins e utilizou-se da metodologia dos diários de campo para registro das informações mais importantes da pesquisa de campo. Antes de ser aplicado, esse projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisas com Seres Humanos, sob o número CAAE-88130518.9.00005524. Aproximadamente quinze alunos de Educação Física estiveram envolvidos com o levantamento dos dados, e sete times de modalidades esportivas coletivas do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA) foram os sujeitos da pesquisa. A investigação foi desenvolvida com as seguintes modalidades: Futsal, Handebol Masculino e Basquete Masculino e Feminino. Na amostra foram incluídos tanto jogadores titulares como os reservas. Desta forma, um total de cinquenta atletas participaram da pesquisa. As equipes mantiveram no geral resultados positivos no que diz respeito a hipótese inicial dessa pesquisa: os aspectos emocionais pré-jogo interferem no rendimento apresentado pelos atletas. Esta pesquisa envolvia a todo instante um duplo objetivo, a saber: um objetivo acadêmico e outro investigativo, e pode considerar-se que ambos foram alcançados. A presente pesquisa pode ser contada entre aquelas poucas no país, que se debruçam sobre o tema emoções e rendimento esportivo numa perspectiva da produção de conhecimento de investigações de campo com instrumentos de medida para questões emocionais e comportamentais. Outro aspecto relevante dos resultados obtidos implica a formação dos alunos de Educação Física que atuaram a todo instante como protagonistas da cena científica e não apenas reprodutores. Considera-se que o esporte e a psicologia podem gerar em parceria muito mais do que o que está posto, e esforços como os deste estudo, caminham nesta direção.

Palavras-chave

emoções rendimento educação física psicologia do esporte

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Como Citar
T. DOS SANTOS, P., DA S. OLIVEIRA, D., G. CRESPO, J., & H. RIBEIRO-ANDRADE, ÉRICA. (2018). O ASPECTO EMOCIONAL E SUA INFLUÊNCIA SOB O RENDIMENTO DE EQUIPES ESPORTIVAS. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181625