Main Article Content

Resumo

O presente trabalho explicita a importância da Educação Financeira no âmbito escolar, a fim de garantir uma vida financeira saudável e equilibrada para os indivíduos no futuro. Assim, acentua-se a necessidade de realizar um trabalho para sensibilizar os estudantes sobre o uso adequado dos recursos financeiros. Esta pesquisa foi desenvolvida pelas professoras do quarto ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora - CENSA com base numa proposta interdisciplinar que tem como suporte didático o Programa Oficina de Finanças na escola, da editora Oficina, que através de atividades diversificadas contemplou conteúdos e perspectivas voltadas para a Educação Financeira. Por meio da observação direta de cunho qualitativo, tornou-se possível analisar o cotidiano de quatro turmas do quarto ano do ensino fundamental I, da rede privada, do município de Campos dos Goytacazes. Ao longo das aulas, o manuseio da “Engenhoca”, um mecanismo que retrata de forma lúdica e interativa como o dinheiro entra e sai no orçamento familiar, possibilitou o uso do dispositivo no qual os estudantes puderam classificar os gastos entre desejos e necessidades, administrando de maneira mais eficaz o dinheiro. Foi possível observar ainda no corpo discente a capacidade de estabelecer diferenças, comparações, observar vantagens e desvantagens sobre o preço de produtos, criação de propagandas e a construção de um mercadinho. Cada turma analisou o processo de construção do papel e todas as etapas de formação até o produto final. A prática desenvolvida com os alunos do quarto ano permitiu que as crianças utilizassem o dinheiro com uma ferramenta para conquistarem autonomia e liberdade financeira, uma vez utilizado com consciência e planejamento. Observou-se também que as atividades desenvolvidas e as discussões, ajudaram os discentes a tomar decisões de forma mais consciente, modificando suas atitudes a partir dos conhecimentos adquiridos.

Palavras-chave

educação financeira cooperação planejamento

Article Details

Como Citar
P. GAMA, P., A. MARTINS, B., R. MOTHÉ, P., C. RAGOZO, J., N. P. CONCEIÇÃO, C., N. FERREIRA, A. L., & MONTEIRO, F. (2018). EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PREPARANDO CRIANÇAS PARA O USO CONSCIENTE DOS RECURSOS FINANCEIROS. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181608