Main Article Content

Resumo

O presente artigo consiste no relato de experiência ocorrido na Clínica Escola do Curso de Psicologia de uma Universidade Comunitária, e tem por objetivo, descrever o processo de avaliação psicológica realizado com paciente (L) que obteve psicodiagnóstico de Fobia Específica Situacional com comorbidade ao Transtorno de Ansiedade Social do tipo somente desempenho. A aquisição dos dados se deu por meio da entrevista de triagem inicial e aplicação de testes psicológicos: o Inventário de Ansiedade do Beck (BAI), o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e o Inventário de Estilos Parentais (IEP), ambos selecionados com base nas informações da entrevista inicial. A partir dos resultados advindos dos testes psicológicos e da observação clínica, foi realizada interpretação dos dados a partir da perspectiva teórica cognitivo-comportamental, e posteriormente realizado a devolutiva e encaminhamento do paciente.

Palavras-chave

Distúrbios da Ansiedade Fobias Avaliação Psicológica

Article Details

Biografia do Autor

Júlio Gonçalves, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, SC

Graduando de Psicologia e membro técnico administrativo da Comissão de Auto Avaliação do Curso de Design (2016 - atual) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação, Turismo e Lazer, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atualmente participa do projeto de pesquisa para o desenvolvimento de jogo eletrônico para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade embasados em áreas da Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental, projeto financiado pelo Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), e do projeto de pesquisa para a aplicação de um grupo de Promoção da Saúde baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental para acadêmicos de Psicologia de uma Universidade do litoral Norte de Santa Catarina. Atua como facilitador de grupos voltados à orientação parental para pais ou cuidadores de crianças entre zero e oito anos, embasados no protocolo da Association American Psychology (APA), ACT - para educar crianças em ambientes seguros. É administrador, e colaborador, do portal Revista Eletrônica de Psicologia Científica SimplesMente (2016 - atual).

Andressa Juliana de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, SC

Graduanda em Psicologia na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Estagiária bolsista no projeto de extensão interdisciplinar ConVivendo com a Síndrome de Fibromialgia (SFM). Diretora de assuntos acadêmicos - Ensino, Pesquisa e Extensão no Centro Acadêmico De Psicologia Professor Pedro Antônio Giraldi. Facilitadora do grupo de orientação para pais Entre Pais e Filhos na cidade de Itajaí. Atualmente realiza pesquisas em Fibromialgia, Avaliação Neuropsicológica e Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo.

Juliana Vieira A. Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, SC


Graduação em Psicologia e possui mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Psicóloga, professora da Universidade do Vale do Itajaí, Sinergia Sistema de Ensino, SOCIESC e da Pós- Graduação UNIASSELVI. Tem experiência na área de Psicologia e Administração, bem como artigos publicados.
Como Citar
Gonçalves, J., de Oliveira, A. J., & Silva, J. V. A. (2018). PSICOLOGIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DA ANSIEDADE. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(21). https://doi.org/10.25242/887682120181344

Referências

  1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, A. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). Porto Alegre: Artmed, 2014.
  2. ANDRETTA, I.; OLIVEIRA, M. S. Manual Prático de Terapia Cognitivo-Comportamental. Editora Pearson, 2011.
  3. BECK, J. S. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
  4. BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Editora Artes Médicas do Sul, 2002.
  5. CERIONI, R. A. N.; HERZBERG, E. Expectativas de pacientes acerca do Atendimento Psicológico em um Serviço-Escola: da Escuta à Adesão. Psicologia: Ciência e Profissão, Vol. 36, n. 3, p. 597-609, 2016.
  6. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Manual de elaboração de documentos produzido pelos psicólogos decorrentes das Avaliações Psicológicas. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, Resolução n.7, 14 de junho de 2003. Disponível em .
  7. CUNHA, J. A. Manual da versão em português das Escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
  8. DEL PRETTE, Z. A. Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del Prette): Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
  9. DE SOUZA, D.A.; MORENO, A. L.; GAUER, G.; MANFRO, G. G.; KOHLLER & S. H. Revisão sistemática de instrumentos para avaliação de ansiedade na população brasileira. Avaliação Psicológica, Vol. 12, n. 3, p. 397-410, 2013.
  10. DE FARIAS.; FONSECA, F. N.; NERY, L. B. Teoria e Formulação de Casos em Análise Comportamental Clínica. Porto Alegre: Editora Artes Médicas do Sul, 2017.
  11. GOMIDE, P. I. Inventário de Estilos Parentais, modelo teórico: manual de aplicação, apuração e interpretação. Petrópolis: Vozes, 2006.
  12. HOFMANN, S. G. Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental Contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2014.
  13. KNAPP, P., BECK, A. T. Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva. Revista Brasileira de Psiquiatria, Vol.30, n. 2, p. 54-64, 2008.
  14. MARAVIESKI, S.; SERRALTA, F. B. Características clínicas e sociodemográficas da clientela atendida em uma clínica-escola de Psicologia. Temas em Psicologia, Vol. 19, n. 2, p.481-490, 2011.
  15. DEWES, D., OLIVEIRA, M. S., ANDRETTA, I., MÜHLEN. B. K. V., CAMARGO, J., LEITE, J. C. C. Efetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental para os Transtornos do Humor e Ansiedade: uma revisão de revisões sistemáticas. Revista de Psicologia da IMED, Vol. 2, n. 2, p. 385-397, 2010.
  16. STALLARD, P. Ansiedade: Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças e Jovens. Porto Alegre: Artmed, 2010.
  17. POWELL, V. B., ABREU, N., OLIVEIRA, I. R., & SUDAK., D. Terapia Cognitivo-Comportamental da Depressão. Revista Brasileira de Psiquiatria., Vol. 30, n. 3, p. 73-80, 2008.
  18. PRIMI, R. Avaliação Psicológica no Brasil: Fundamentos, Situação Atual e Direções para o Futuro. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, Vol. 26, n. especial , p.25-35, 2010.
  19. ZORTEA, T. C. Notas sobre Superproteção. Vitória: Website Comportamento e Sociedade, 2012. Disponível em .