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Resumo

Este artigo pretende contribuir para o debate sobre a formação e a prática profissional do
fisioterapeuta no contexto da Atenção Primária à Saúde a partir do relato de uma experiência de implantação
do estágio supervisionado de fisioterapia em saúde pública. O contexto do debate se dá na atividade
curricular de Estágio Supervisionado do curso de Fisioterapia dos Institutos Superiores de Ensino do Centro
Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (ISECENSA), implantada na Vila Tamarindo, situada em Campos
dos Goytacazes, RJ, com aproximadamente cinquenta domicílios. A relação entre a fisioterapia, a atenção
primária e a situação de saúde no Brasil foi discutida sob aspectos teóricos e metodológicos utilizados no
processo de implantação do programa de estágio. Estes aspectos foram baseados num levantamento
censitário realizado na comunidade Tamarindo, em 2009, nas orientações conceituais obtidas na revisão
bibliográfica e nas noções de “problema”, “momento” e “situação” contidas na Teoria de Planejamento
Situacional (PS) de Carlos Matus. A possibilidade de inserção dos alunos do curso de fisioterapia no
planejamento e na execução das ações na atenção primária trouxe elementos importantes para o debate da
atuação fisioterapêutica em geral, e em especial, nas demais disciplinas desse curso no ensino superior.
Repensou-se a prática profissional bem como repensou-se as estratégias de aproximação do ensino e,
principalmente, do aluno às necessidades da população na perspectiva de um desafio a ser enfrentados por
todos.
Palavras-chave: Fisioterapia; Aenção

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Biografia do Autor

Gerson Tavares do Carmo

  
Doutor em Sociologia Política/UENF/RJ

Alik Mendonça Barcelos Faria

  
Graduanda em Fisioterapia/ISECENSA/RJ

Maria Letícia da Costa Terra

  
Graduanda em Fisioterapia/ISECENSA/RJ

Como Citar
Rodrigues, R. M., do Carmo, G. T., Faria, A. M. B., & Terra, M. L. da C. (2012). ESTÁGIO DE FISIOTERAPIA: POLÍTICAS SOCIAIS NA VILA TAMARINDO. Humanas Sociais & Aplicadas, 2(4). https://doi.org/10.25242/8876242012132