A HISTÓRIA COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Daniel de Souza Costa, Júlia Calvo

Resumo


O trabalho aqui apresentado é fruto da experiência docente nas disciplinas dos cursos de Engenharia e
Administração (Homem, Cultura e Sociedade; Ética, Política e Sociedade; Produção do Conhecimento) de
uma Faculdade na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Perguntas como: “O que vou fazer com essa(s)
disciplina(s) nos cursos de Engenharia e Administração?”, dão o tom que caracteriza o cotidiano do docente
que se arrisca por esse caminho. Um dos muitos desafios existentes apresenta-se na seguinte questão: como o
ensino de História pode ajudar aos discentes desses cursos a construir perspectivas críticas e abordagens
próprias que permitam a elaboração de reflexões e leituras de mundo que ultrapassem a idéia das
expectativas das demandas de mercado? Não buscamos evidenciar uma resposta, mas apresentar a
experiência docente realizada que se define a partir do pensar sobre o papel do professor na disciplina de
História a partir das reflexões de Bittencourt (2004). A proposta docente aqui discutida baseia-se na seleção
de um eixo temático: o trabalho. A partir do tema são desconstruídos modelos e desenvolvidas análises que
se aproximam, principalmente, por meio da experiência, com o campo profissional da escolha do grupo
contribuindo com a reflexão do ensino da História na formação geral dos cursos universitários.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25242/8876242012129

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Daniel de Souza Costa, Júlia Calvo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.