Main Article Content

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de extensão, do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, realizado com a comunidade do município de Diamantino/MT, durante o ano de 2015 e 2016. O projeto procurou criar um local onde as pessoas da comunidade pudessem acessar algumas obras do cinema e perceber as inúmeras possibilidades dessa arte indo além da diversão, às reflexões. Buscamos criar um espaço cultural na cidade, aliando entretenimento e conhecimento, por meio da dinâmica de cine-debate, implementado por meio de recursos tecnológicos áudio visual. As sessões foram realizadas ao ar livre de forma gratuita e aberta à comunidade em geral, possibilitando assim um lugar onde todos tiveram voz e vez, sendo todas as opiniões respeitadas. O projeto contou com uma boa adesão e grande participação da comunidade, sendo todo o conteúdo proposto abordado. Essa atividade promoveu um aprendizado diferenciado acerca de algumas patologias e, como a cidade não possui um cinema, esse projeto preencheu durante sua realização uma lacuna cultural existente no município.

Palavras-chave

Recurso Audiovisual saúde Comunidade.

Article Details

Biografia do Autor

Claudia Moreira de Lima, Universidade de Cuiabá-UNIC.

Enfermeira graduada pela Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangara da Serra/MT. Especialista em urgencia e emergencia pela Faculdade das Aguas. Mestranda em Ambiente e Saúde pelo Programa da Universidade de Cuiaba-UNIC.

Sibely dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Enfermeira Graduada pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Grasiela Cristina Silva Botelho Silvestre, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Enfermeira Mestranda do Programa Ambiente e Saúde da Universidade de Cuiaba - UNIC.
Como Citar
Lima, C. M. de, Santos, S. dos, & Silvestre, G. C. S. B. (2018). CINEMA E PROMOÇÃO DA SAÚDE: EXPERIÊNCIA COM CINE-DEBATE. Humanas Sociais & Aplicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181257

Referências

  1. COUTINHO, Chenya Valença; DIAS, Gustavo Ávila; RIBEIRO, Aline de Oliveira; PACHECO, Rosiane Dantas. CURTA SUS: Cinema e educação popular em saúde no SUS Aracaju. [online]. 2013. Disponível em: http://www.frepop.org.br/curta-sus-cinema-e-educacao-popular-em-saude-no-sus-aracaju/. Acesso em 05 nov. 2015.
  2. DUARTE, R. Cinema e educação. Belo Horizonte- MG, Ed Autentica, 2002 2ª edição.
  3. ESTEVES, Rafael Braga; CARDOSO, Lucilene e corradi-webster, MENDONÇA, Clarissa. Instituição total e juventude: análise de uma narrativa cinematográfica. Rev. SPAGESP [online]. 2014, vol.15, n.2, pp. 63-76. ISSN 1677-2970. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rspagesp/v15n2/v15n2a06.pdf. Acesso em 04 nov. 2015.
  4. LIONÇO, V.; PINHEIRO, L. P.; NASCIMENTO, V.G.M. CINEARES: cinema, cultura e integração social. In: 31ºSEURS. Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2013. Anais eletrônicos... 2013. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/117438/Cultura%20-%20CINEARES%20CINEMA,%20CULTURA%20E%20INTEGRA%C3%87%C3%83O%20SOCIAL%20(1).pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 05 nov. 2015.
  5. OLIVEIRA, Lady Dayana Silva de; COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. Notas iniciais sobre o perfil do cinema itinerante no Nordeste. Cultura Midiática. Revista do programa de pós graduação em comunicação da Universidade Federal da Paraiba. Ano VI, n. 10 – jan-jun/2013. Disponível em: < http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/19118/1/Maria%20Helena%20Braga_%20Notas%20iniciais%20sobre%20o%20perfil%20do%20cinema%20itinerante.pdf. Acesso em 05 nov. 2015.
  6. PINHEIRO, Marília Farias Gomes; KRUEL, Alexandra Jochims. Refletindo sobre saúde mental e cinema sob a ótica das representações sociais. Disponível em: http://coleciona-sus.bvs.br/lildbi/docsonline/get.php?id=644. Acesso em 05 nov. 2015.
  7. SÁ, Eduardo Costa; TORRES, Rafael Augusto Tamasauskas. Cinema como recurso de educação em promoção da saúde. Revista de Medicina, Brasil, v. 92, n. 2, p. 104-108, jun. 2013. ISSN 1679-9836. Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2015.
  8. SANTOS, Setsuko Noro dos; NORO, André. O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia. Interface (Botucatu) [online]. 2013, vol.17, n.46, pp. 705-714. Epub Sep 24, 2013. ISSN 1807-5762. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v17n46/aop3113.pdf. Acesso em 04 nov. 2015.
  9. SOUZA, Liziane Menezes; PULGA, Mariele Oliveira; SILVA, Geovanni Tognon da; SILVA, Aline Romanini da; WOLTMANN, Angelita; SOUTO, Raquel Buzatti; FALCONI, Adalberto Fernandes; DURIGON, Luis Gustavo. “Cinema em movimento: levando os direitos fundamentais da sala de aula para a comunidade”. In: “(inter) faces dos diferentes saberes: cultura, meio ambiente, cidadania e sustentabilidade”. Anais eletrônicos... 2013. Disponível em: