Main Article Content

Resumo

O objetivo deste artigo esta pautado na potencialidade de um programa de atividades sistemática para os idosos do Programa Vida Ativa. Estudo de caráter exploratório, sendo um estudo de caso, amostra de 83 idosos, todos frequentadores sistemáticos das aulas de ginástica do Programa Vida Ativa, que são realizadas três vezes por semana. Esses idosos estão compreendidos na faixa etária dos 60 aos 85 anos, realizada em Campos dos Goytacazes. A principal ferramenta de avaliação foi uma entrevistada elaborada pelos autores com indicadores de saúde, prática de atividades, satisfação, qualidade de vida e pré-existência de doenças crônicas. Um dos grandes indicadores de satisfação e adequação do projeto é a presença dos alunos, pois dos 83 alunos apenas quatro senhoras têm mais de 5 faltas, outros resultados de potencialidade do projeto são 80% de satisfação em participar do projeto, condição de saúde melhorada, pela auto percepção, isto é, sendo relatado como: diminuição da pressão arterial, das dores, e do uso de medicamentos, como aumento da capacidade funcional diária. Desta forma o programa se apresenta como uma ótima estratégia para o programa da saúde do idoso em diferentes regiões do estado.

Palavras-chave

Envelhecimento Programa de Saúde Satisfação

Article Details

Biografia do Autor

Heloisa Landim Gomes, Superintendência de Envelhecimento Ativo e Saudavel

Profesora com licenciatura plena em Educação Física, MBA em Gerenciamento de Porjetos pelo ISECENSA , Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia pela FAVENI.

Superientendênte do Envelhecimento Ativo e Saudável Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Cristiane Brasil

Pesquisadora do Envelhecimento Ativo e Saudável / Member of International Fedaration on Ageing 

André Luiz Marques Gomes

Doutor em Ciências da Saúde/FSJT/RJ

Como Citar
Gomes, H. L., Brasil, C., & Marques Gomes, A. L. (2017). PROGRAMA PERENE PARA A SAÚDE DO IDOSO. Humanas Sociais & Aplicadas, 7(20). https://doi.org/10.25242/887672020171201