PERCEPÇÕES SOBRE O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES A PARTIR DE HISTÓRIAS DE VIDA

Paula Seabra Sousa, Luisa Maria Moreira Duarte Valentim Alberto, Maria Clara Crespo dos Santos, Patricia Constantino

Resumo


O tema escolhido situa-se no âmbito da psicologia social e jurídica. Deseja-se lançar um olhar sobre as histórias de vida de pessoas que, em algum momento de suas vidas passaram pelo processo de acolhimento, fazendo uma articulação com a história social. O objetivo geral da pesquisa é construir junto aos entrevistados a trajetória de suas vidas antes, durante e depois da institucionalização e suas perspectivas para o futuro. A metodologia utilizada é a técnica qualitativa, utilizando o método de Histórias de Vida. Estimou-se que a partir dos discursos apresentados pelos sujeitos da pesquisa sobre suas histórias de vida antes, durante e depois da passagem por uma instituição de acolhimento, mediante escuta qualificada das pesquisadoras, tais sujeitos pudessem elaborar o que se passou em suas vidas, tornando essa trajetória visível a eles, abrindo espaços para construção de sonhos, caminhos e perspectivas para o futuro. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para a formação de novos significados para os sujeitos da pesquisa, assim como para as pesquisadoras, no que diz respeito ao olhar em direção às pessoas que estão ou passaram por situação de acolhimento institucional e quanto ao próprio Acolhimento Institucional. Almejamos assim, que este trabalho possibilite a abertura de novas pesquisas, neste âmbito, valorizando o contexto institucional, em todos seus aspectos.


Palavras-chave


Acolhimento; Instituição; Psicologia; Sujeito.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25242/887672020171195

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Paula Seabra Sousa, Luisa Maria Moreira Duarte Valentim Alberto, Maria Clara Crespo dos Santos, Patricia Constantino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.