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Resumo

Este estudo disponibiliza um levantamento dos dados demográficos do município de Campos dos Goytacazes/RJ, fator imprescindível para o desenvolvimento de estratégias para a pedagogia do envelhecimento. Atualmente, segundo dados do Censo do IBGE (2010),  existem 463.731 pessoas, sendo que o índice de envelhecimento corresponde a 12% da população total. Este segmento etário está aumentando e configura um desenho demográfico que refletirá nos próximos anos em uma maior população idosa. A investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica sobre a questão principal que é o envelhecimento populacional. A pesquisa caracteriza-se como de natureza quantitativa. Levando em consideração o objetivo proposto, tem caráter descritivo e exploratório, na qual foram utilizados dados obtidos dos Censos Demográficos e dos Indicadores Sociais do IBGE, do período de 1991 a 2015. Como resultado, pode-se perceber que o crescimento e o envelhecimento demográfico da população indicam  um fenômeno relevante que vem modificando a perspectiva de vida dos indivíduos. O grande desafio que se coloca para a sociedade contemporânea envolve o reconhecimento do ser enquanto sujeito de direitos, dos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e autorrealização estabelecidos pela ONU. Nesse sentido, constata-se, principalmente, a relevância da educação, para além de um direito social, mas como possibilidade de mudança de visão em relação ao envelhecimento. Uma pedagogia do envelhecer que envolva uma dinâmica de co-educação(parcerias) que proporcione ao idoso a inserção social, o reconhecimento das condições de sobrevivência e garantias de melhor qualidade de vida, dignidade e cidadania.

Palavras-chave

Levantamento demográfico Envelhecimento Pedagogia.

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Biografia do Autor

Teresa Claudina Oliveira Cunha, ISECENSA

Humanas e Sociais Aplicadas
Como Citar
Rodrigues Mothé, P., Lopes Leite, T., Oliveira Cunha, T. C., & Machado Seabra Puglia, V. (2016). LEVANTAMENTO DOS DADOS DEMOGRÁFICOS DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ COMO SUBSÍDIOS PARA A PEDAGOGIA DO ENVELHECIMENTO. Humanas Sociais & Aplicadas, 6(17). https://doi.org/10.25242/887661720161115