LEVANTAMENTO DOS DADOS DEMOGRÁFICOS DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ COMO SUBSÍDIOS PARA A PEDAGOGIA DO ENVELHECIMENTO

Paula Rodrigues Mothé, Tamia Lopes Leite, Teresa Claudina Oliveira Cunha, Vânia Machado Seabra Puglia

Resumo


Este estudo disponibiliza um levantamento dos dados demográficos do município de Campos dos Goytacazes/RJ, fator imprescindível para o desenvolvimento de estratégias para a pedagogia do envelhecimento. Atualmente, segundo dados do Censo do IBGE (2010),  existem 463.731 pessoas, sendo que o índice de envelhecimento corresponde a 12% da população total. Este segmento etário está aumentando e configura um desenho demográfico que refletirá nos próximos anos em uma maior população idosa. A investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica sobre a questão principal que é o envelhecimento populacional. A pesquisa caracteriza-se como de natureza quantitativa. Levando em consideração o objetivo proposto, tem caráter descritivo e exploratório, na qual foram utilizados dados obtidos dos Censos Demográficos e dos Indicadores Sociais do IBGE, do período de 1991 a 2015. Como resultado, pode-se perceber que o crescimento e o envelhecimento demográfico da população indicam  um fenômeno relevante que vem modificando a perspectiva de vida dos indivíduos. O grande desafio que se coloca para a sociedade contemporânea envolve o reconhecimento do ser enquanto sujeito de direitos, dos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e autorrealização estabelecidos pela ONU. Nesse sentido, constata-se, principalmente, a relevância da educação, para além de um direito social, mas como possibilidade de mudança de visão em relação ao envelhecimento. Uma pedagogia do envelhecer que envolva uma dinâmica de co-educação(parcerias) que proporcione ao idoso a inserção social, o reconhecimento das condições de sobrevivência e garantias de melhor qualidade de vida, dignidade e cidadania.


Palavras-chave


Levantamento demográfico; Envelhecimento; Pedagogia.

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DOI: https://doi.org/10.25242/887661720161115

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Direitos autorais 2016 Paula Rodrigues Mothé, Tamia Lopes Leite, Teresa Claudina Oliveira Cunha, Vânia Machado Seabra Puglia

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