A DIVERSIDADE NA INFÂNCIA EM QUESTÃO

Thairyne Brasil, Rafael Cardoso Gomes, Mariana Guedes Lopes, Mariana Sales Martins, Maria Jussara Schilling, Paula Márcia Seabra de Sousa, Osnimar Barreto Xavier, Roberto Carvalho Alves Filho, Luciana Affonso Gonçalves

Resumo


O Projeto de Pesquisa “A Diversidade na Infância em Questão” trata-se de um projeto de iniciação científica incentivado pelos Institutos Superiores de Ensino do CENSA. Essa pesquisa tem os seguintes objetivos: a realização de uma revisão de literatura com a interligação entre a Psicanálise e a Psicologia Social direcionado para a atuação no espaço lúdico da infância; mapear e apresentar espaços lúdicos, onde a criança possa ver, aprender e conviver com o diverso; analisar a importância do lúdico no universo infantil. A metodologia utilizada nesse estudo é a Pesquisa Sistemática de Revisão de Literatura, com a utilização dos seguintes descritores: diversidade; infância; subjetividade; inclusão social e lúdico. Por ser o período da infância momento de formação de subjetividades, entendemos ser uma fase muito importante na construção da pessoa, por isso entender as diferenças, as diversidades presentes em nosso meio é fundamental para que as exclusões e segregações sociais sejam cada vez mais inibidas e que a infância seja um espaço de inclusão e transformação social.

Palavras-chave:diversidade; infância; subjetividade; inclusão social; lúdico.


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DOI: http://dx.doi.org/10.25242/887661620161040

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Direitos autorais 2016 Thairyne Brasil, Rafael Cardoso Gomes, Mariana Guedes Lopes, Mariana Sales Martins, Maria Jussara Schilling, Paula Márcia Seabra de Sousa, Osnimar Barreto Xavier, Roberto Carvalho Alves Filho, Luciana Affonso Gonçalves

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