Conteúdo do artigo principal
Resumo
O indicador perfil do egresso de um curso de graduação, objeto de estudo e investigação desta pesquisa apresenta-se como um dos pontos importantes da avaliação dos cursos de graduação, segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O desenvolvimento de uma Política de Acompanhamento de Egressos por parte das instituições de ensino superior ainda se apresenta como sendo um grande desafio da gestão educacional (planejamento, ações, estratégias e decisões). Esta pesquisa pretende caracterizar o perfil do egresso do Curso de Pedagogia do ISECENSA, assim como identificar o seu processo de inserção profissional. O presente estudo se caracteriza como de natureza quantitativa, pesquisa de levantamento ou survey. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado por meio impresso e eletrônico ao público alvo desta pesquisa. O universo da pesquisa envolveu os egressos do curso, durante o período de 2007 a 2015, o que compreende 332 egressos. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a aplicação de um questionário, com questões fechadas e abertas, mediante contato virtual, na rede social facebook. Os resultados dessa pesquisa pretendem subsidiar a instituição no que diz respeito ao reconhecimento e prática do acompanhamento dos egressos.
Palavras-chave: Egresso; Pedagogia; Avaliação Institucional.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.