ANÁLISE DAS POSSIVEIS FALHAS DE UM SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL DIESEL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO MOTOR

JÚNIOR, A.J.A.M.J., CARVALHO, A. L.V, AUAT, S.S.M, VALE, M.S.

Resumo


Muitos profissionais se deparam com pequenos problemas em motores, como por exemplo, não dar a
partida. Tais problemas podem ocorrer por diversos motivos, seja por conta do bombeamento de
combustível que não acontece pelo fato de o tanque não possuir nenhum orifício de entrada e saída de
ar. Neste caso, à proporção que o fluido vai saindo do tanque e o espaço não vai sendo preenchido
pelo ar, acontece o vácuo que impede a saída do combustível. O problema proposto é uma situação
onde o equipamento apresenta problemas por falta de revisão, que muitas vezes podem ser
identificados no início, diminuindo os custos com manutenções. Quanto às manutenções podem ser
Preventivas ou Preditivas. Se tratando da produção como um todo são mais viáveis estas do que o uso
da manutenção Corretiva, que será o fruto deste trabalho. O trabalho será desenvolvido a partir de um
estudo de caso que aconteceu em um motor diesel estacionário, com aplicação na indústria off shore.
De acordo com Souza (SOUZA, 2012) existem vários componentes que necessitam se encontrarem
em perfeitas condições de funcionamento como tanque de combustível, eixos de rotação, sensores,
emissão de gases, entre outros. Neste caso, o objeto de estudo deste trabalho será no sistema de
Injeção de combustível onde algumas questões podem ser observadas, como por exemplo, a
identificação do sistema de injeção de Common Rail, ou ainda, se os injetores estavam injetando
combustível corretamente, e até mesmo de se chegar ao ponto de analisar as condições do
combustível para saber se influenciariam na falha. (MARTINS, 2010). Desta forma, o trabalho
pretende mostrar que um motor antes de falhar pode apresentar características de mau
funcionamento. Para atender aos objetivos propostos serão utilizados conhecimentos relacionados à
Análise de falhas, Máquinas Térmicas, Resistência dos Materiais entre outros. Portanto, mesmo com
o uso de conhecimentos multidisciplinares, o trabalho mantém seu foco no objetivo principal de
estudar as falhas do sistema de combustível, suscitando algumas perguntas, a saber: Como e porque
aconteceu a falha? Quais possíveis outros problemas o equipamento estaria sujeito a sofrer? Assim, a
proposta é apresentar um esquema de manutenção trabalhando a importância da manutenção
periódica como é citado no trabalho de Baptista (BAPTISTA, 1999). Exceto troca de óleo e filtros em
motores que são revisões rápidas, as demais podem se tornar consideravelmente longas, resultando
como o caso que será estudado com que haja necessidade de se fazer um Overhaul no equipamento, o
que causa um impacto negativo para produção. Com isso pode-se identificar dois problemas que é o
próprio impacto na produção e altos gastos para fazer o motor produzir novamente, então serão
utilizados conceitos das formas de manutenção, e parâmetros utilizados no tipo de manutenção
direcionado aos motores de combustão interna ciclo diesel como é falado por Mulder (MULDER,
2011). Então, partir da análise dos relatórios e os testes realizados no Laboratório de Sistemas
Térmicos e Hidráulicos do ISECENSA, espera-se desenvolver um trabalho onde serão mostradas as
principais causas que acarretariam a esta falha como também estudar um programa de manutenção
com o objetivo de identificar a melhor solução para evitar outros problemas aos quais o equipamento
estaria exposto a sofrer. Deseja-se com esse estudo, agregar e ampliar conhecimentos, como também
chamar a atenção dos alunos que ainda cursarão as disciplinas de Máquinas Térmicas e Laboratório
de sistemas térmicos e hidráulicos, tendo em vista que hoje em dia os motores de Combustão interna
são o coração de grandes equipamentos, como por exemplo, Grupos Geradores e embarcações.
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Palavras Chave: Motores de Combustão Interna, Injeção de combustível diesel, Common Rail


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DOI: https://doi.org/10.25242/885X5132015674

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