Main Article Content

Resumo

Na era contemporânea, é sucessivo o crescimento de empresas e organizações em todos os lugares, com os mais diversificados fins. Todas elas, necessitam de um combustível fundamental designado pessoas. Em paralelo, o avanço tecnológico disponibiliza aos usuários suas mais variadas formas, onde uma parte destas, são os jogos online. Estes, assim como as empresas necessitam fielmente de pessoas para que funcionem e desenvolvam o seu objetivo final, a partir desta necessidade, surge outra, que é a uma pessoa capacitada a realizar a gestão das mesmas. Sendo de suma importância para um bom gestor, conhecer cada integrante da sua equipe para que, em eventuais ocasiões, saiba lidar com as diversidades culturais. Mediante a revisões de literatura e aplicação de um questionário, foram adquiridas informações sobre os jogadores de Chash of Clans espalhados por todo território brasileiro quanto em outros países. Depois da tabulação das informações, procuramos fazer cruzamentos dos dados obtidos. Após a análise foi entendido a suma importância da comunicação na gestão de pessoas. Isso indica que projetos estão presentes em praticamente tudo que fazermos, assim como no jogo. Apesar deste trabalho apresentar uma pesquisa preliminar, almejando entender qual é o perfil de um bom gestor, é necessário a realização de pesquisas aprofundadas, tornando-a uma minuta para futuros gestores.

Article Details

Biografia do Autor

Marcos de Souza, Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo

Marcos de Souza possui pós graduação Stricto Sensu em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense - UENF; Pós graduação Lato Sensu em: Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES; Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo - CeUSC; Desenvolvimento de Aplicação para WEB pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CESJF; Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo - CeUSC. Atua como professor universitário nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação no Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo - CeUSC. 
Como Citar
de Souza, M., Sousa Botacim, R., & Cardoso de Araujo, F. (2015). GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GESTÃO DE PESSOAS COM DIVERSIDADES CULTURAIS NO JOGO CLASH OF CLANS. Exatas & Engenharias, 5(11). https://doi.org/10.25242/885X5112015592

Referências

  1. ARAUJO, Luiz César G.de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de Pessoas: Estratégias e integração organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 436 p.
  2. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: campus, 1999.
  3. CODAS, Manuel M. Benitez. Gerência de projetos: uma reflexão histórica. Revista de Administração de Empresas, v. 27, n. 1, p. 33-37, 1987.
  4. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p.
  5. KEELLING, Ralph. Gestão de Projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2002. 293 p.
  6. MENDES, João Ricardo Barroca; VALLE, André Bittencourt do; FABRA, Marcantonio. Gerenciamento de projetos. FGV, 2009.
  7. PMBOK, GUIDE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 5 ed. Newton Square (USA): Project Management Institute-PMI, 2013.
  8. RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de Pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005. 311 p.
  9. TEIGA, Adriano José. Gestão de Pessoas. Curitiba: Iesde, 2006. 160 p.
  10. THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Modelagem de Projetos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. 265 p.
  11. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos. 7. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009. 236 p.
  12. VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 213 p.