Main Article Content

Resumo

Os processos de corrosão são considerados reações químicas heterogêneas ou reações eletroquímicas que se passam geralmente na superfície de separação entre o metal e o meio corrosivo (GENTIL, 2006). A corrosão pode ocorrer sob diferentes formas, como a fragilização por hidrogênio, que será o tema principal deste artigo. O hidrogênio interage com a maioria dos metais por uma série de mecanismos, resultando em modificações das propriedades mecânicas que levam a fraturas frágeis e altamente danosas. Os problemas relacionados com a presença de hidrogênio são descritos há muito tempo e tiveram grande avanço nos últimos anos, principalmente em relação aos aços, com a utilização de aços de alta resistência mecânica.

 

Palavras chave: hidrogênio, fraturas, resistência mecânica, aços.

tê�Jue`� (W� emprego, uma vez que apresentam propriedades mecânicas adequadas e tem diversos pontos positivos, no que diz respeito a economia da indústria.  Como qualquer soldagem de manutenção o tamanho da peça e sua geometria são fatores que dificultam a realização do trabalho, bem como a necessidade de interrupção, ou ao menos uma diminuição do processo produtivo. Contudo esses fatores que dificultam a soldabilidade em ferro fundido nesta artigo serão abordados e para  obter o melhor resultado na manutenção de uma peça composta por ferro fundido.

 

 

 

Palavras Chave: Soldabilidade em Ferro Fundido; Soldagem de Manutenção; Processos de Soldagem.

Article Details

Como Citar
Silva, M. L. S., de Carvalho, G. S., Rocha, D., & Magalhães, P. (2015). FRAGILIZAÇÃO POR HIDROGÊNIO EM PROTEÇÃO CATÓDICA. Exatas & Engenharias, 4(10). https://doi.org/10.25242/885X4102014457