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Resumo

A avaliação institucional constitui um instrumento que pode fornecer à IES informações importantes a respeito de pontos a serem melhorados, embora tenha sido usado como forma de premiar ou punir docentes. O objetivo do presente trabalho é verificar se, após a aplicação de provas com alto grau de dificuldade, os alunos modificam a sua percepção quanto aos docentes. Interrogaram-se 102 alunos de ensino médio em dois momentos: antes e após a aplicação de provas; sendo os docentes divididos em dois grupos: aqueles que aplicaram provas com grau de dificuldade normal, e aqueles que, propositalmente, elaboraram provas difíceis. Após a aplicação das provas, as notas dos docentes aumentaram em alguns itens e diminuíramem outros. Emespecial, a redução foi mais acentuada nos docentes que aplicaram provas mais difíceis, sendo mais atingidos os itens capacidade de despertar interesse; interesse na aprendizagem e coerência nas avaliações de acordo com as aulas. A principal contribuição do trabalho está associada à definição do momento da avaliação docente pelo discente, que deveria ser realizada antes da última prova, e à análise crítica da avaliação institucional, dependendo do grau de exigência do docente. Embora o objeto de estudo não seja especificamente o curso de Engenharia de Produção, os resultados obtidos poderão auxiliar nas avaliações realizadas neste curso.

 

Palavras-chave: Educação; Avaliação Docente; Percepção discente.

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Como Citar
Shimoda, E., Barbosa, A. C., Sant’Ana, I. M., & Barreto, A. T. A. G. (2012). INFLUÊNCIA DO GRAU DE EXIGÊNCIA EM PROVAS SOBRE ITENS DA AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE. Exatas & Engenharias, 2(03). https://doi.org/10.25242/885X2032012175