QUALIDADE NO SERVIÇO EDUCACIONAL: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA PELO MÉTODO HEDPERF

Bruna M. Silva, Maria Eugênia S. S. Vasconcelos

Resumo


 

Avaliações padronizadas fornecidas pelo governo são as únicas referências de qualidade da educação básica, mas as mesmas podem não ser suficientes para as escolas avaliarem as suas reais necessidades e questões que comprometem a oferta de um serviço educacional de qualidade. Este estudo tem como objetivo geral diagnosticar a qualidade do serviço de uma instituição de ensino pública, tendo como objetivos específicos avaliar o nível de satisfação dos alunos e identificar os atributos críticos que a escola deve priorizar a fim de elevar a qualidade. Para a aplicação da pesquisa foi utilizado o modelo adaptado hedperf, em que foram obtidos 104 questionários respondidos por estudantes abordados em sala de aula. Para cada sentença presente no questionário, o aluno marcou o número com o grau de importância que atribui a cada quesito e o que melhor refletia a sua opinião em relação ao desempenho da instituição. Para a análise dos dados foram calculadas as médias, desvios padrão e lacunas de cada questão do questionário no Software Microsoft Excel sob as cinco dimensões (aspectos acadêmicos, reputação, acessibilidade, aspectos não-acadêmicos e conteúdo programático) do modelo proposto. Como resultado deste trabalho, pode-se observar que os discentes avaliam o desempenho do colégio como sendo regular de acordo com atributos abordados. As questões mais críticas da escola correspondem ao serviço de acompanhamento pedagógico e as ações promovidas de interação entre os alunos. Os itens com as maiores lacunas entre a diferença desempenho e importância que geram insatisfação referem-se à falta de valorização das opiniões para melhorar os serviços da escola, ausência de uma biblioteca equipada e ônibus escolares mais adequados. O modelo adaptado hedperf permitiu diagnosticar a qualidade dos serviços prestados pela escola aos seus alunos, apontando pontos que geram satisfação ou insatisfação e destacando atributos para possíveis melhorias.

 

Palavras-chave: qualidade em serviço, hedperf, educação pública.


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DOI: https://doi.org/10.25242/885X82220181591

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