Main Article Content

Resumo

 

O estudo de vibrações mecânicas é essencial na formação do engenheiro mecânico devido a sua importância em diversas áreas da engenharia. Para tornar mais dinâmico esse aprendizado idealizou-se a construção de uma bancada didática que pudesse simular e medir o comportamento vibratório de um sistema rotativo quando submetido a uma série de ações que pudessem causar perturbações ao mesmo, tais como o desalinhamento e o desbalanceamento de massas. Com a bancada didática será possível unir a prática com a teoria, possibilitando uma formação acadêmica muito mais completa. Os objetivos do projeto consistiram em projetar e montar a estrutura mecânica e elétrica de uma bancada de análise de vibração para fins didáticos que possa ser usada como auxílio às aulas da disciplina de Vibrações Mecânicas e dar o startup a criação do Laboratório de Análises Dinâmicas do ISECENSA. Foram desenvolvidos modelos computacionais em CAD que puderam facilitar o dimensionamento e análise estrutural dos componentes que compõem a bancada antes de sua construção. A bancada foi projetada e construída conforme o projeto idealizado, sempre buscando utilizar os recursos disponíveis na instituição, para desta forma minimizar o custo final da bancada didática. Ao longo da construção e montagem alguns detalhes foram modificados pois ao realizar testes iniciais houve a necessidade de alguns ajustes para que a dinâmica não fosse prejudicada. Algumas modificações ainda precisam ser feitas para que se possa obter uma medição de alta qualidade durante as realizações dos ensaios. O próximo passo será desenvolver o sistema de medição e instrumentação, que fará uso de acelerômetros para analisar os níveis de vibração.

 

Palavras-chave: bancada didática, processos de fabricação e vibrações mecânicas.

 

Article Details

Como Citar
Carvalho, J. M. C., Azevedo, D. S., de Alvarenga, S. das D., & Albernaz, C. M. R. M. (2018). BANCADA DIDÁTICA PARA ESTUDOS DE ANALISE DE VIBRAÇÃO: UM PROJETO MECÂNICO E LÓGICO. Exatas & Engenharias, 8(22). https://doi.org/10.25242/885X82220181543