Main Article Content

Resumo

Este artigo tem como objetivo relacionar a obra de Theodor W. Adorno – O poder educativo do pensamento crítico – com a educação permanente no campo da saúde mental de forma a refletir sobre os subsídios que sustentam o exercício profissional no campo da saúde mental. Evidenciou-se que, fazer educação permanente em saúde (EPS) exige reflexão crítica sobre as práticas de atenção, de gestão e sobre as práticas de ensino, buscando processos educativos aplicados ao trabalho o que em saúde mental pode possibilitar a sustentação de uma prática que precisa ser construída e reconstruída a cada dia, a cada encontro com sujeitos em sofrimento psíquico. Conclui-se que, o pensamento de Adorno vai ao encontro com a finalidade da EPS, pois esta é uma atividade educativa de caráter contínuo, cujo eixo norteador é a transformação do processo de trabalho, centro privilegiado de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Saúde Mental, Educação Continuada em Enfermagem, Educação em Enfermagem, Exercício Profissional.

Article Details

Biografia do Autor

Tiago Dutra da Costa, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Foi Mestrando em Ensino na Saúde na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) UFF, Brasil. (In memorian). 

Ludimila Cuzatis Gonçalves, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestre em Ensino na Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa MPES/EEAAC/UFF, Brasil. 

Letycia Sardinha Peixoto Manhães, FACULDADE SÃO FIDÉLIS

Enfermeira. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Nitéroi, Rj-Brasil.

Cláudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Materno- Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa UFF, Brasil. Coordenadora do MPES/EEAAC/UFF.

Elaine Antunes Cortez, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto I da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiatria (MEP) na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Mestrado profissional em Ensino na Saúde (MPES) da EEAAC/UFF.

Como Citar
Costa, T. D. da, Gonçalves, L. C., Manhães, L. S. P., Tavares, C. M. de M., & Cortez, E. A. (2017). CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SAÚDE MENTAL. Biológicas & Saúde, 7(23). https://doi.org/10.25242/88687232017647
Share |