Main Article Content

Resumo

Ao se considerar a crescente demanda da utilização de fitoterápicos em academias de musculação, realizou-se o trabalho com o objetivo de avaliar o distanciamento do sistema formal de saúde e os riscos causados pela utilização indiscriminada de tais drogas no contexto das academias de musculação. Foram aplicados formulários estruturados aos praticantes de atividades físicas, selecionados aleatoriamente, matriculados em duas academias da cidade de Juiz de Fora. A partir dos dados adquiridos, realizou-se pesquisa com base na literatura científica para comprovar a eficácia e toxidez dos fitoterápicos referidos. Foi evidenciado que o uso de fitoterápicos com propósitos ergogênicos, tem como principal objetivo o emagrecimento, e constatou-se, por validação farmacológica baseado em literatura científica, que em 89% das vezes esse uso está sendo feito para a finalidade correta, no entanto está configurado como de alto risco para a saúde, por não respeitar as individualidades de cada paciente. Estes usos também não vêm sendo respaldados de maneira qualificada por um profissional de saúde competente. Sendo assim, a inserção do conhecimento científico no saber popular poderia possibilitar o uso terapêutico dessas plantas com maior segurança, qualidade e eficácia.

Article Details

Biografia do Autor

Bruno Esteves Conde, Universidade Federal de Juiz de Fora

Biólogo; Mestre e Doutorando em Ecologia Aplicada a Conservação da Biodiversidade: Laboratório de Etnobotânica - Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora

Arthur Ladeira Macedo, Departamento de Química Orgânica/Instituto de Química/Universidade Federal Fluminense

Farmacêutico, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutorando em Química pela Universidade Federal Fluminense.

Amanda Surerus Fonseca, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Graduanda em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Estagiária do Laboratório de Etnobotânica da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aline Moreira Siqueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bióloga e Mestre em Ecologia Aplicada a Conservação da Biodivesidade pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Gabriel Hiotti Lino de Souza, Faculdades Doctum - Centro de Engenharias

Graduando em Engenharia Ambiental pela Faculdade Doctum

Andréa Esteves Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bióloga e Mestranda em Ecologia Aplicada a Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Izabela Taiana Salazar Rogério, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bióloga e Mestre em Ecologia Aplicada a Conservação da Biodivesidade pela Universidade Federal de Juiz de Fora
Como Citar
Conde, B. E., Macedo, A. L., Fonseca, A. S., Siqueira, A. M., Lino de Souza, G. H., Martins, A. E., & Salazar Rogério, I. T. (2015). ESTUDO CRÍTICO SOBRE UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS POR PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO. Biológicas & Saúde, 5(16). https://doi.org/10.25242/88685162015562
Share |