A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN

Nilo Terra Arêas Neto, Geralnidio Nani de Souza, Edson Ribeiro de Andrade, Celby Rodrigues Vieira dos Santos

Resumo


A inclusão social é essencial para o sentido de pertencimento de qualquer indivíduo a um grupo social, portador de cuidados especiais ou não. Em se tratando de crianças portadoras da Síndrome de Down, esta inclusão deve ser objetivada dentro do ambiente familiar e escolar. Este estudo justifica-se pela possibilidade de comprovar por meio deste estudo de revisão bibliográfica a efetividade da educação psicomotora como ferramenta de inclusão social de crianças portadoras da síndrome de Down. A partir do trabalho realizado com atividades corporais comprometidas com o desenvolvimento psicomotor dos educandos, o profissional de educação física proporciona maiores e melhores oportunidades de comunicação e expressão das crianças. Dentro da área do desenvolvimento da socialização nas crianças portadores da Síndrome de Down, o seu comportamento é menos comprometido, mesmo sendo característica dos portadores da síndrome demonstrarem um maior atraso no desenvolvimento da linguagem. Alguns autores aqui apresentados acreditam que o trabalho com a Educação Psicomotora durante as aulas de Educação Física Escolar favoreça este processo de socialização no âmbito escolar. Pelos resultados encontrados em vários estudos sobre o tema, não resta dúvida de que a escola e a família constituem ambientes de promoção do desenvolvimento humano e, em especial, de crianças com deficiências. Dentro do levantamento bibliográfico, análise e comparações feitas neste estudo foi verificado que a Educação Psicomotora, pelo seu alto poder desenvolvimentista, pode sim contribuir no processo de construção de autonomia e sociabilização de crianças portadoras da Síndrome de Down.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25242/8868242012236

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.