Main Article Content

Resumo

A eletroestimulação neuromuscular (EENM) é muito utilizada para a diminuição da perda de força no processo da reabilitação podendo gerar um maior recrutamento de unidades motoras presentes nos músculos, e pode ser que o aumento da capacidade muscular seja resultante de fator importante. O objetivo deste estudo foi avaliar adaptações morfo funcionais da CEIE em mulheres praticantes de musculação, na musculatura de quadríceps, glúteos e tríceps sural. Foi realizado um ensaio clinico randomizado com 15 indivíduos jovens saudáveis do sexo feminino de 18 à 25 anos praticantes de musculação a pelo menos três meses, divididas em dois grupos através de sorteio, um grupo realizando o treino de força, e o outro realizando o protocolo de eletroestimulação associada a contração excêntrica exercida pela própria voluntária. O grupo que realizou a eletroestimulação verificou-se que quando realizaram a CEIE sem carga, foi obtido melhora no quesito potência muscular (W/Kg), resistência e aumento na perimetria dos segmentos eletroestimulados e no número de saltos até a fadiga muscular. Foi observado que as voluntarias adquiriram uma perimetria maior de membros pós intervenção, sugerindo que houve um ganho de massa muscular maior que o grupo controle. Podemos concluir que foi visto que as voluntárias adquiriram uma perimetria maior de membros pós-intervenção, a eletroestimulação promoveu melhorias no desempenho da musculatura eletroestimulada melhorando a resistência muscular, potência muscular.

Palavras-chave

Corrente Aussie Eletroestimulação Neuromuscular Fisioterapia Hipertrofia com Eletroestimulação Neuromuscular Potência Muscular.

Article Details

Como Citar
Ribeiro, R. M. G., Nogueira, A. A. P., Monteiro, J. M. F., Ouverney, K. D., Silva, M. V., & Jorge, F. S. (2018). EFEITOS DA ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR COM CORRENTE AUSSIE SOBRE O DESEMPENHO MUSCULAR EM MULHERES JOVENS SAUDÁVEIS. Biológicas & Saúde, 8(27). https://doi.org/10.25242/886882720181449
Share |