Main Article Content

Resumo

A equoterapia é um método de tratamento que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, o objetivo deste trabalho foi traçar o perfil dos alunos atendido pelo centro de equoterapia visando proporcionar uma quantificação dos atendimentos aos pacientes, a fim de direcionar os estudos de forma a abranger todas as enfermidades encontradas e também para conhecer mais sobre a equoterapia e suas técnicas. Esta pesquisa se caracteriza em um estudo observacional, descritivo e retrospectivo. Participaram 20 alunos, 9 do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Os resultados evidenciaram que o público mais atendido por essa terapia, foram crianças portadoras da paralisa cerebral que na sua maioria necessitam de um tratamento interdisciplinar devido seu distúrbio motor evidente. Conclui-se que a equoterapia é um método terapêutico em evolução e pouco explorado, porém o conhecimento dessas variáveis visa auxiliar uma abordagem diferenciada diante das diversas situações encontradas, sendo necessária uma abordagem interdisciplinar.

Article Details

Biografia do Autor

João Antônio Simioni Romagnoli, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduado em Fisioterapia

Mestrando em Ciências do Movimento Humano

Daniel Vicentini de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)

Graduado em Educação física e fisioterapia

Mestre em Promoção da Saúde

Doutorando em Gerontologia

Docente no departamento de Educação física (FAMMA)

Mateus Dias Antunes, Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR)

Graduado em Fisioterapia

Mestrando em Promoção da Saúde

José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduado em Educação física

Doutor em Educação física

Docente no Departamento de Educação física (UNIVASF)

Emília Maria Barbosa Carvalho Kempinski, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Centro Universitário Ingá (UNINGÁ)

Graduada em Fisioterapia

Mestre em Ciências da Saúde

Docente e coordenadora no Departamento de Fisioterapia (UNINGÁ)

Como Citar
Simioni Romagnoli, J. A., Vicentini de Oliveira, D., Dias Antunes, M., Andrade do Nascimento Júnior, J. R., & Barbosa Carvalho Kempinski, E. M. (2016). EQUOTERAPIA COMO MÉTODO DE TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO. Biológicas & Saúde, 6(22). https://doi.org/10.25242/886862220161009
Share |